A caminho de Júpiter, a sonda Galileu tirou fotos da Lua como a imagem acima, que é uma composição tomada em 7 de dezembro de 1992 e mostra com grande detalhe “oceanos”, “mares” e crateras. A câmera é sensível ao infravermelho, de forma que mostra detalhes invisíveis ao olho humano. Crédito: NASA.
Na minha adolescência, costumava passar o feriado da Páscoa Cristã em um acampamento fora da cidade. Sem luzes artificiais, as noites ficavam iluminadas apenas pelo luar. E foi naquelas noites que percebi um fenômeno que me chamou a atenção: sempre tinha Lua Cheia. Passaram-se vários anos até que descobri que minha observação não era por acaso, na Páscoa Cristã tem sempre Lua Cheia.
Há várias histórias que se misturam aqui: o calendário, a religião e a astronomia. E eu acho fascinante esta história porque mostra todas as faces da cultura humana, no mais amplo sentido. A definição do domingo de Páscoa é a seguinte: o domingo posterior à Lua Cheia do mês lunar do Equinócio Vernal. Traduzindo: o equinócio vernal é o início da primavera no hemisfério norte, aproximadamente em 21 de março. O mês lunar começa com a Lua Nova, portanto, devemos procurar pela Lua Nova mais próxima do 21 de março, depois achar sua fase cheia e no seguinte domingo será Páscoa. (A partir da Páscoa, define-se a Quaresma e o Carnaval, também a celebração de Pentecostes e de Corpus Christi). Há outras regras ainda: a Páscoa deve acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril, e se a Lua Cheia cair num domingo, a Páscoa será no domingo seguinte (quando isso acontece, a Páscoa tem Lua em Quarto Minguante, como esse ano de 2021). Esta receita foi elaborada em 325 DC (Concílio de Niceia) e adotada por toda a Igreja Cristã por volta do ano 900. Para calcular a Lua Cheia, a Igreja Católica usou os conhecimentos do astrônomo Ptolomeu que, por sua vez, se baseavam nos trabalhos do astrônomo grego Meton (V AC).
A Lua tem um período de fases (lunação) que varia entre 29,17 e 29,83 dias com uma média de 29,53 dias. Meton encontrou uma sequência de 235 lunações que se repete em pouco mais de 19 anos. É esse Ciclo de Meton que usa a Igreja Católica para determinar a data de Páscoa. E tem outro detalhe ainda, na receita de Páscoa, a data do equinócio é definida em 21 de março. Astronomicamente, esta data varia entre 19 e 22 de março. Em 325 era difícil fazer os cálculos corretos mas, mesmo que hoje em dia possamos usar apps de grande precisão no celular, não mudou a tradição de usar o Ciclo de Meton.
Por sinal, a data da Páscoa é tão importante que levou à mudança do calendário em 1582. O Calendário Juliano, introduzido em 46 AC, acumulava um erro de um dia a cada 100 anos, aproximadamente. Assim, em 1582, o equinócio vernal aconteceria perto do dia 10 de março, o que colocava todo cristão em pecado. A Igreja consertou o erro e devolveu o equinócio ao dia 21 de março por meio do Calendário Gregoriano. Mas, mudar um calendário não é simples assim: a adoção deste nosso calendário levou centenas de anos. Mesmo os países católicos demoraram a utilizá-lo, os britânicos só em 1753, os russos, gregos e chineses, no sećulo XX.
Para saber mais: La Fecha de Pascua, Richard L. Branham Jr. (Espanhol)
E para quem quiser brincar com o Ciclo de Meton, um código em Python (3.5+) que calcula a data da Páscoa para qualquer ano (adaptado da referência acima):
import datetime as dt
#####################################################################
#
# "La Fecha de Pascua", Ciencia Hoy, V6, N35.
# Richard L. Branham Jr.
#
# Uso:
# >>> import pascua
# >>> m,n=pascua.compute(yyyy)
# yyyy é o ano a calcular
# Retorna: m (mês), n (dia)
#
# Original em C.
# Portado para Python por Guigue
# 2021-03-31 (ainda sem tomar a vacina da COVID)
#
#####################################################################
def compute(y=dt.datetime.now().year):
g = y % 19 + 1 # Aureal Number
c = y // 100 + 1
x = 3 * c // 4 - 12
z = (8 * c + 5) // 25 - 5
d = 5 * y // 4 - x - 10
e = (11 * g + 20 + z - x) % 30;
# Epacta
if ((e == 25) & (g > 11)) | (e == 24):
e += 1
# Meton Cycle
n = 44 - e
if (n < 21):
n += 30
n = n + 7 - (d + n) % 7
m='Março'
if (n>31):
n-=31
m = 'Abril'
print('\n\nA data da Páscoa para {0:4d} é {2:2d} de {1:4s} \n\n'.format(y,m,n))
return m,n