(Concepção artística do rover Perseverance. – Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech)
Ontem, 18 de fevereiro de 2021, pudemos acompanhar o pouso de mais um rover, um veículo robótico em forma de jipe, no planeta vermelho. Chamado de Perseverance, ou Percy para os íntimos, este jipe tem como objetivo desvendar o passado biológico de Marte, buscando por fósseis como sinais de presença de vida na história de Marte, além de buscar por sinais de vida microbiana. Analisará também a produção de oxigênio na superfície do planeta, abrindo caminho para uma futura missão tripulada.
Como vocês devem saber, o Perseverance não é o primeiro rover a chegar ao solo marciano. Existe uma lista de predecessores igualmente impressionantes, desde a chegada das primeiras sondas na década de 1970 – como Mars 3 (da antiga URSS) e Viking I (dos EUA) -, e que ajudaram a trilhar o caminho de Perseverance. O primeiro veículo a explorar o planeta foi Sojourner, que pousou em 1997 com o Mars Pathfinder, e explorou rochas no solo do planeta e realizou inúmeras medições das condições meteorológicas. Tivemos também os “irmãos” Spirit e Opportunity, que chegaram por lá em 2004 e que encontraram evidências em rochas de que, num passado, Marte teve regiões úmidas e um possível mar salgado.
Porém, será o Perseverance o único a realizar experimentos por lá?
Na verdade, atualmente, temos outro jipe em solo marciano (excluindo o recém-chegado Perseverance) atuando como explorador e fazendo pesquisa in-situ, ou seja no próprio local, já que até agora nenhuma amostra foi trazida à Terra para análise em laboratório. O impressionante Curiosity, que teve sua missão estendida indefinidamente, segue realizando análises desde 2012. Além de ter encontrado moléculas orgânicas, como o benzeno e o propano, em amostras de rochas muito antigas de cerca de 3 bilhões de anos, ajudou os pesquisadores a concluírem que Marte teve num passado condições favoráveis para o desenvolvimento de vida microbiana.
Podemos esperar grandes descobertas desses veículos robóticos e dos próximos que chegarão lá. Será que já existe mais um na fila para a próxima viagem a Marte? Provavelmente, em 2026. Aproveite para marcar presença nessa missão futura, levando seu nome ao planeta vermelho. É só acessar o link a seguir, preencher suas informações e imprimir o seu ticket de viagem!
Link para levar seu nome a Marte (em inglês):
https://mars.nasa.gov/participate/send-your-name/future