O que é o parsec?

Você sabe o que é o parsec? Parsec é uma unidade de medida comumente adotada na Astronomia e é usada para medir grandes distâncias, tanto galácticas (isto é, dentro da nossa Galáxia) como extragalácticas (fora dela).

O parsec tem origem em uma configuração particular, com base no movimento da Terra ao redor do Sol, como é ilustrado na figura a seguir. Mede-se a posição de uma estrela próxima, representada na figura por uma esfera vermelha, em relação a estrelas de fundo, representadas como a constelação da Ursa Maior. Passados aproximadamente seis meses da primeira medida, ou seja, depois da Terra ter percorrido metade de sua órbita ao redor do Sol, mede-se novamente a posição da estrela próxima com relação às estrelas de fundo. Do triângulo formado por esse movimento, através do ângulo de paralaxe formado (o ângulo descrito pelo movimento anual da estrela), calcula-se a distância da estrela próxima.

Paralaxe
Ilustração do movimento aparente no céu de uma estrela próxima com relação a estrelas de fundo, decorrente do movimento de translação da Terra. (Créditos das imagens: Wikimedia Commons user KES47 — Licença: Attribution CC BY 3.0)

A figura abaixo mostra em detalhe a definição do parsec (PARallax SECond), onde uma estrela que tem a paralaxe medida de um segundo de arco (1’’) – definido como 1/3600 de um grau -, está à distância de um parsec (1 pc). Veja que na imagem, a base do triângulo é uma distância conhecida: a distância entre a Terra e o Sol, definida como Unidade Astronômica (UA) e que equivale a 150 milhões de quilômetros, aproximadamente. Utilizando conceitos de trigonometria, é simples obter o valor do parsec como sendo aproximadamente 30,9 trilhões de quilômetros.

Parsec
Esquema iliustrando a definição da unidade parsec. (Créditos da imagem: Wikimedia Commons user jd — Licença: Attribution CC0 1.0 public domain)


Curiosidade: o parsec já foi usado em filmes de ficção científica, por exemplo, em filmes da série Star Wars. Inicialmente, esse termo foi adotado de maneira equivocada, porém, foi corrigido em filmes mais recentes da franquia.

Bem-vind@s ao Astro Parsec!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *